A História do Cartão de Visita – Como Surgiram?

O que é um cartão de visita? De onde surgiram os cartões de visita? Pra que serve cartão de visita? 

Essas e muitas outras perguntas fazem parte do repertório de quem está começando a entrar no mundo dos negócios e está pensando em ampliar a sua rede de contatos. 

Antes de tudo vamos entender como surgiram os primeiros cartões de visita.

Estudiosos acreditam que os primeiros indícios surgiram na França, aproximadamente no século XVII, e não tinham o fim de representar algo ou alguém, e sim uma espécie de compromisso, já naquela época era comum a existência de campeonatos de jogos de cartas. Grandes apostas eram firmadas em resultado da competição, e para assegurar que as dívidas seriam pagas os competidores firmavam suas dívidas em um cartão com assinatura. 

Em seguida, ainda no Século XVII, na França começaram a se popularizar o que foi conhecido como cartões de saudação, onde o objetivo era anunciar a chegada iminente de pessoas da elite, prósperas ou aristocráticas à sua cidade local ou mesmo à sua casa. Os cartões eram moldados e dimensionados de maneira a lembrar uma carta de baralho e se tornaram um elemento básico da elite em meados do século. 

Ainda no século XVII, porém em Londres – Inglaterra, surgiram os primeiros “tradecards” ou cartões comerciais, que eram utilizados como propaganda e mapas, pois nesta época ainda não havia um sistema formal de numeração de ruas em Londres. 

Com o tempo, os cartões foram sendo mais disseminados e começaram a utilizar novas formas de personalização, como caracteres dourados e tipografias emocionantes. Já no século 19, os cartões de visita eram obrigatórios para qualquer pessoa pertencente aos círculos da classe média do dia-a-dia. As casas tinham até bandejas de cartões, ornamentadas em construção, feitas para que aqueles que visitassem sua casa pudessem deixar seus cartões. 

 

Confira abaixo alguns exemplos de cartões de visita antigos:

 

cartão de visita século xvii

 

 Cartão de comércio de ourives e gravadores

 

 

cartão de visita antigo

 

 Gorki, Maxim (1868-1936) Romancista russo e escritor de contos

 

 

cartão de visita antigo

 

Grieg, Edvard (1843-1907) Compositor norueguês

 

Cartões de Visita na atualidade…

O tempo mudou grande parte das personalizações em relação aos cartões de visita, no entanto, algumas regras ainda persistem. Os cartões não devem ser entregues pela mão esquerda, nunca devem ser escritos e devem sempre ser traduzidos para o idioma do país específico em que estão sendo entregues na parte traseira do cartão. Eles nunca devem ser transportados soltos e apresentados nas melhores condições.

Embora existam muitas opções em personalização, tais como tipo de papel; design; formato; cores; tipografia; com ou sem relevo e muito mais…  os cartões parecem seguir um certo padrão, comumente aceito por todos: Ter o nome do titular, o título, a empresa, a localização e as informações de contato relevantes, como endereço, e-mail, telefone e qualquer outra coisa que você precise adicionar. 

Muito mais que um símbolo de apresentação e status social, os cartões de visita hoje em dia são utilizados como ferramentas essenciais de “networking”, que é quando você tem a intenção de divulgar seu negócio e manter um contato prolongado.

 

Confira abaixo alguns modelos genéricos de cartões de visita atuais:

 

cartão de visita genericoCartão de Visita Moda Feminina

 

 

Cartão de visita

 

Cartão de Visita Executivo

 

 

Fonte: www.designer-daily.com/a-history-of-business-cards-20266

 

Últimas Notícias

WhatsApp chat